top of page

Blog

Informação relevante do Mundo Digital

 

Como encontrar a audiência mais relevante para o seu Negócio

O fato é que, quando se trata do seu marketing, você não pode se dar ao luxo de atingir a todos. Seja você uma grande empresa com mais de 100 funcionários e uma equipe de marketing trabalhando a todo vapor em tempo integral ou uma pequena empresa familiar que você está administrando sozinho, executar uma uma estratégia de marketing bem sucedida vai exigir que você aprimore a seleção do seu público-alvo.

A boa notícia é que, tendo como alvo mercados específicos e reservando tempo para entender seus clientes potenciais, poderá permitir que, até mesmo as pequenas empresas, possam competir no mercado global. O melhor de tudo, promover seus serviços ou produtos para o seu público ideal, você irá economizar quantidades infinitas de energia, tempo e recursos.

Simplificando, encontrar o seu público-alvo é determinar onde seus esforços de marketing terão o maior impacto. Não sabe por onde começar? Aqui estão 6 passos para ajudar você a encontrar e focar em seu público-alvo.


negócio
Identifique e analise o seu público atual

É sempre melhor começar com o que você sabe. Então, dê uma olhada em sua base de clientes atual e reuna o máximo de informações que puder sobre eles. Além de sua idade, sexo, ocupações e outros parâmetros básicos, tome nota de como eles encontraram você, quais são seus interesses e que canais de rede social que eles usam.

Utilize Ferramentas de Analises

Se você não tem certeza de quem são seus clientes, você pode usar ferramentas de análise para ajudá-lo a descobrir. Além do Google Analytics, que fornece estatísticas detalhadas sobre quem está visitando seu site, muitos canais de rede social (incluindo Facebook, Twitter e YouTube) oferecem suas próprias ferramentas analíticas para que você possa aprender sobre quem está envolvido com o seu perfil. Tire um tempo para compreender que tipos de pessoas passam o tempo em seu site e perfis on-line; isso vai lhe dar um bom senso de sua base de clientes atual.

Crie um Banco de Dados e Entre em Contato

Em seguida, crie um banco de dados de clientes, onde você poderá acompanhar os seus detalhes. Então, chegue até eles! É isso mesmo, não tenha medo de contatar os seus clientes fiéis diretamente.

Seja através de suas newsletters por e-mail, uma pesquisa rápida em seu site, perguntas postadas em suas redes sociais, encontros com um pequeno grupo de clientes ou conversas um a um, não há melhor maneira de entender suas potenciais perspectivas do que se envolver com as pessoas que já escolheram o seu negócio.

Finalmente, tire proveito de alguns dos seus clientes mais antigos para construir embaixadores de sua marca; estes são clientes fiéis que estão ao seu lado por muitos tempo e que continuarão a frequentar seu negócio e levarão seus conhecidos a fazerem o mesmo. Alcance-os, aprenda sobre quem eles são e pense de que maneira eles podem ajudá-lo a alcançar novos clientes em suas redes de contato.


Analise o produto ou serviço que você está divulgando

Para saber mais sobre o seu mercado alvo, dê um passo atrás e olhe para o produto ou serviço que você está tentando vender. Pense sobre os benefícios específicos de que você está vendendo e o que o diferencia de itens similares no mercado. Então, pergunte a si mesmo como uma pessoa usaria o produto e como ele pode beneficiar a vida desta pessoa. Em que ponto na vida, uma pessoa estaria interessada no que você tem a oferecer?

Depois de feito uma lista de usos e benefícios, faça uma lista dos tipos de pessoas que precisam deles. Centrando-se sobre o valor de seus produtos e os benefícios que eles oferecem, você poderá compreender que tipos de clientes serão atraídos para o seu negócio. Assim, você também irá desenvolver um sentido mais claro de quem são essas pessoas.


Encontre o seu público em potencial

Esperemos que você esteja começando a ter uma compreensão mais clara de sua clientela. Agora é hora de descobrir onde eles estão na Internet. Diferentes demografia de pessoas usam diferentes redes sociais. Com base em estatísticas, você pode escolher uma ou duas redes sociais para concentrar seus esforços.

Em seguida, você quer pensar sobre tópicos e interesses de seus usuários-alvo. Tome nota das tendências que circulam as redes sociais. Procure informações sobre quantas pessoas estão interessadas em diversos temas e onde estes assuntos já estão sendo falado.


Fique de olho na sua competição

Ainda à procura de ideias? Não tenha medo de dar uma olhada no que seus concorrentes estão fazendo. Siga seus concorrentes em seus canais sociais e visite seus sites de tempos em tempos. Assim, você terá uma compreensão completa da marca de seus concorrentes, os esforços de marketing e estratégia de rede social. Tendo este conhecimento, você pode optar em discernir o público que eles têm como alvo. Enquanto você pode também tirar algumas dicas a partir deles, você também deverá estar à procura de mercados que estão faltando para seus concorrentes. Por quê? Porque este público ainda não focado pelo seu concorrente poderá ser a sua oportunidade de ouro!


Projete o seu site para o seu mercado alvo

Uma vez que você se concentrar em seus clientes potenciais, você vai querer ter certeza de que você está falando a língua deles – literalmente. Antes de escrever o seu conteúdo para o seu marketing, separe um tempo para fazer alguma pesquisa de palavras-chave para se certificar de que seu público-alvo vai achar você em primeiro lugar quando visitar os motores de busca como o Google.

E, claro, toda empresa séria precisa de um site profissional, que você pode facilmente criar e atualizar. Ao criar o seu site, você deve certificar-se de que seu site usa a linguagem, imagens, fontes e cores que irão agradar a sua clientela. Pro dica: é melhor que todo o seu material de marketing tenha uma aparência semelhante.


Comece a compartilhar

O último passo é começar a se comunicar com seu mercado-alvo, onde quer que estejam. Seja através de Facebook ou Twitter, em fóruns on-line, em grupos do LinkedIn, comunidades Google+ ou Twitter, você vai querer começar a interagir com seus potenciais clientes. Estes espaços on-line são os locais perfeitos para oferecer aconselhamento especializado, fazer sugestões e, é claro, postar um link para seu site. Se você fez sua lição de casa e verdadeiramente identificou o público certo, você pode atingir em esses nichos a qualquer momento. Sente e assista como completos estranhos se transformarão em clientes e compradores fiéis.

Uma última dica é manter em mente que seu público-alvo pode mudar e evoluir. Conforme você for aprendendo mais sobre seus clientes, você pode e deve ajustar a sua abordagem de marketing.


Pronto para ter o seu negócio on-line?


Siga-nos
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
Arquivo do Blog
Leia Também
bottom of page