Blog

Informação relevante do Mundo Digital

 

Como fazer um bom uso das Redes Sociais?

As redes sociais se multiplicaram nestes últimos anos como “coelhos”. Hoje em dia existe uma comunidade (virtual) para todos os interesses, gostos e desejos. Com todas estas diferentes opções, pode ser difícil acompanhar o ritmo. No entanto, quando bem utilizadas, as redes sociais oferecem vantagens inegáveis, tanto pessoais como profissionais.

Este é um pequeno guia as plataformas mais populares no momento. Você poderá encontrar desde a apresentação de cada rede até também as melhores práticas para cada uma, que você precisa conhecer. Ao final deste artigo, você contará mais com seus amigos do Facebook, dominará o Linkedin melhor que seu chefe e deixará seus filhos (e netos) espantados com seu conhecimento sobre o Snapchat.


Facebook, o amigo com o qual você pode sempre contar


Impossível passar desapercebido. O Facebook é A estrela das redes sociais. Em 12 anos (uma eternidade na escala digital), a plataforma criada por Mark Zuckerberg tornou-se o segundo site mais consultado no mundo, só ficando atrás do Google. O uso do Facebook é a imagem do seu sucesso: gigantesco! Com o Facebook, você pode fazer tudo ou quase tudo: estar em contato com seus amigos, compartilhar suas fotos, mas também pode seguir os assuntos da atualidade, se comunicar por bate-papo (graças ao chat Messenger) ou até estabelecer um contato regular e ativo com sua comunidade e página (se você for uma empresa ou uma celebridade). Mais ainda, o Facebook não para de inovar para te oferecer sempre novos recursos.

Como usá-lo?

No Facebook, a palavra de ordem é moderação. Cada usuário tem grande parte de seus amigos e conhecidos em sua lista de contatos. Portanto, não dá para pensar em publicar com muita frequência, a menos que você queira ser considerado pelos todos como uma pessoa que envia spam e possivelmente estes podem se precipitar e bloquear seus posts futuros. Manifeste-se de maneira ponderada, no máximo 1 a 2 vezes por dia.

Em matéria de conteúdo, o Facebook te dá a liberdade de publicar praticamente tudo o que você quiser, desde texto a imagens, passando pelos vídeos. Agora, não se esqueça, os membros da comunidade recebem diariamente muitas notificações em seu feed de notícias. Para que suas mensagens possam se destacar no meio de tanta informação diária, você deve escolher uma imagem que atraia o olhar imediatamente ou escrever um caption (uma legenda que acompanha sua publicação) bem cativante. Ou até os dois, o que seria o ideal, como nesta imagem retirada de nossa própria conta no Facebook.


Twitter, o passarinho que te canta como vai o mundo

Twitter, as notícias diretamente publicadas por aqueles que as vivem ou produzem. Não é por acaso que é a rede social preferida pelos jornalistas, políticos e artistas! Estes profissionais agradecem a possibilidade de fazer declarações que rapidamente são espalhadas pelo planeta Web. Além disso, o Twitter é utilizado por empresas e por pessoas particulares para compartilhar suas visões, opiniões ou repassar informações de seu interesse. Deve ser urgentemente usado caso você queira se colocar como expert em seu ramo de atividade.

Como usá-lo?

Ao contrário do Facebook, o passarinho azul precisa de uma presença e cuidado constantes. Os experts avaliam que um bom ritmo de publicação é de 5 a 7 tweets por dia. Publicar no correr do dia, em horário comercial, aumenta as chances de as pessoas lerem seus tweets e para os so