Blog

Informação relevante do Mundo Digital

 

Como aumentar vendas com 3 palavras mágicas?

Existem 3 palavras que são consideradas essenciais no arsenal de qualquer “marketeiro”; estas palavras foram selecionadas através de anos de pesquisa, e comprovadas pelos mais recentes estudos científicos pelos profissionais das áreas de marketing, economia comportamental e psicologia. Estas “armas secretas” funcionam em um nível subconsciente, atingindo os consumidores de forma indireta e aumentando – e muito – as suas chances de sucesso.


como aumentar vendas

Se você quer aumentar as conversões do seu negócio, aproveite para usar estes termos em todas as suas ferramentas de marketing: banners, anúncios, e-mail, redes sociais, etc. Você verá rapidamente uma mudança nos resultados e um aumento nas suas vendas.


Grátis!

A palavra “grátis” significa muito mais do que apenas algo sem custo – ela é um gatilho que dispara fortes emoções irracionais em quem a vê ou escuta. Quem aqui nunca visitou um bufê e, mesmo depois de satisfeito, continuou a comer apenas porque é grátis? Ou então todos aqueles brindes que você tem acumulado na sua mesa, que você nunca usou, mas sempre faz questão de receber quando alguém está distribuindo-os? Esse é o poder do GRÁTIS!

Isso acontece porque nós humanos temos o é conhecido como “aversão à perda”; isto é, a idéia de que as pessoas tendem a preferir não perder algo, ao invés de ganhar alguma coisa. E como você pode usar isso no seu site de comércio eletrônico? A principal forma é através da oferta de “frete grátis”.


Na maioria dos casos onde uma loja oferece frete grátis à partir de um determinado valor das compras, o que acontece é que, eventualmente, o valor médio das compras acaba sendo superior ao mínimo exigido para “ganhar” o frete grátis. Isso é, ao oferecer frete grátis nas compras acima de R$50, a venda média acaba sendo de pelo menos R$50, pois as pessoas querem “aproveitar” o frete grátis!

O mesmo efeito aparece ao usar a palavra “grátis” em anúncios na Internet (ou offline), pois o efeito em nossos cérebros é o mesmo. Mas cuidado ao usar este “truque” nas campanhas de e-mail, pois trata-se, obviamente, de uma palavra considerada SPAM.


Novo

Ao ver a palavra “novo” você inconscientemente pensa em algo “melhor” e “excitante”. De acordo com vários estudos de psicologia comportamental, novos produtos, soluções inovadoras, e um senso de aventura atraem os clientes para produtos com o rótulo de “novo”.


Os consumidores têm uma atração especial com tudo que é novo – seja um carro, uma roupa ou um smartphone. E se você tem uma loja online, é preciso que você aproveite esse efeito tanto quanto possível. Por exemplo, tenha uma área em destaque no seu website para mostrar todos os novos produtos da sua loja. E não esqueça de usar a palavra “novo” não apenas nas descrições de produtos, mas em todos os canais de marketing que você usa.